Site especializado lista as 24 melhores praias da BahiaO site Viajali, afim de mostrar que a Bahia tem muito a oferecer quando o assunto é paraíso a beira mar, resolveu fazer uma listagem com as principais praias baianas que os apaixonados por viagens não podem deixar de incluir em seus roteiros. Aproveitando a vasta extensão do litoral do estado, a lista explora bem as diferentes opções oferecidas.

Confira abaixo a lista das praias:

  • 1. Praia Moreré

A pequena e pacata vila de pescadores Moreré, na Ilha de Boipeba, fica a poucas horas da capital baiana e podemos dizer que lá é um paraíso protegido pelo mar, já que seu acesso não é dos mais fáceis. A viagem pode até ser feita de carro, mas em um determinado trecho só é possível prosseguir a pé, de barco ou avião. Apesar de tudo, vale a pena o sacrifício: na maré baixa, o mar vira uma tranquila e preciosa piscina natural.

  • 2. Praia do Espelho

Localizada em Curuípe, esta exótica praia é considerada uma das mais bonitas do país e, mesmo com as charmosas pousadas, bares, restaurantes e suas disputadas areias brancas na alta temporada, ainda é possível curtir a tranquilidade do mar de águas azuis e verdes. Aproveite as noites de lua cheia neste local: certeza que você vai se encantar!

  • 3. Praia da Cueira

Não é possível entrar na Ilha de Boipeba de carro, logo percebe-se que a Praia da Cueira tem aquele sossego que sonhamos. Para chegar até ela, é necessário fazer uma caminhada e a recompensa disto é a vista maravilhosa, as areias limpas e o mar de temperaturas agradáveis e águas tranquilas. A famosa barraca do Guido é conhecida por ter deliciosas lagostas.

  • 4. Praia Bainema

Também na Ilha de Boipeba fica a deliciosa praia de areia branca e coqueiros enfeitando toda a extensa orla: a deserta Bainema. Quem gosta de esportes aquáticos pode alugar pranchas de SUP e caiaques, e na maré baixa é possível curtir as águas tranquilas que viram piscinas naturais.

  • 5. Praia do Encanto

Conhecida como a Quinta Praia, este afastado paraíso fica no Morro de São Paulo, e na verdade trata-se de uma continuação da Quarta Praia ao sul, ou seja, a Praia do Encanto não é uma praia, digamos… Oficial. Para chegar até lá, é necessário fazer uma caminhada de duas horas ou por passeio de charrete, isso se a maré não subir. Mas vale a aventura, pois a recompensa é se refrescar nessas fresquinhas águas cristalinas.

  • 6. Ponta do Corumbau

Só se chega na Ponta de Corumbau, em Prado, por barco ou por uma estradinha de terra. E, por isso, ela também faz parte do time de praias quase desertas da Bahia. Por lá você encontrará somente areia branca, uma imensidão verde e uma pequena vila de pescadores no encontro do rio com o mar.

  • 7. Ponta de Castelhanos

Também na Ilha de Boipeba, a Ponta de Castelhanos possui piscinas naturais com recifes de corais cheios de peixes. No verão, é comum a prática de mergulho em suas águas claras, e se a maré estiver baixa, é possível ver de perto o navio espanhol Madre de Dios, naufragado desde 1535.

  • 8. Praia Satu

O nome desta praia em Caraíva é uma homenagem à um morador local, dono da única barraquinha da orla, e que está por lá há mais de 30 anos. É preciso atravessar um rio de barco e fazer uma caminhada de quase uma hora para desfrutar deste sossego paradisíaco.

  • 9. Praia Barra Velha

Ainda em Caraíva, há a reserva indígena Pataxó, que abriga a Praia Barra Velha. O mar se torna colorido com a presença dos barquinhos de pescadores, e suas águas são cristalinas e tranquilas. Para chegar lá é necessário ir de bugue ou a pé.

  • 10. Prainha

A praia preferida dos surfistas em Itacaré é acessada por uma trilha de 50 minutos, que exige a presença de um guia para você não se perder. Caso você não goste de águas agitadas e esportes radicais, curta a areia para relaxar, jogar frescobol e pegar uma corzinha.

  • 11. Itacarezinho

Uma praia mais popular da região, onde o acesso é fácil, o movimento é intenso e há por toda a orla barraquinhas, guarda-sóis e cadeiras. A areia é propícia para caminhadas longas e, ao seu norte, um pouco mais afastado do movimento, é possível se refrescar em uma maravilhosa cascata de água doce que desemboca na areia direto da mata.

  • 12. Ponta de Itaquena

Uma praia mais popular da região, onde o acesso é fácil, o movimento é intenso e há por toda a orla barraquinhas, guarda-sóis e cadeiras. A areia é propícia para caminhadas longas e, ao seu norte, um pouco mais afastado do movimento, é possível se refrescar em uma maravilhosa cascata de água doce que desemboca na areia direto da mata.

  • 13. Praia Engenhoca

Outra alternativa em Itacaré para quem gosta de surfar. O mar é agitado, a praia é deserta e para chegar até ela é necessário caminhar por uma trilha de meia hora, com guia, pois não há sinalização. Um lugar ideal para se desligar do mundo e relaxar, já que só há uma única barraca de bebidas e tapiocas em meio à natureza.

  • 14. Praia do Rio da Barra

Trancoso abriga essa maravilhosa praia, repleta de falésias avermelhadas, misturadas ao verde da mata nativa e a imensidão do mar azul. As piscinas naturais são perfeitas para banho, e o acesso pode ser feito de carro pela estrada sentido Arraial d’Ajuda, ou caminhada de 40 minutos partindo da Praia dos Nativos.

  • 15. Praia Havaizinho

Este paraíso, que fica na metade do caminho da trilha que leva à Praia Engenhoca, fica em meio à Mata Atlântica. Sua extensão é pequena e suas águas tranquilas, perfeitas para descansar e se refrescar.

  • 16. Praia de Itapororoca

Muito visitada por surfistas, esta pacata praia de Trancoso é perfeita para se isolar do mundo. Não há uma barraca sequer na orla da praia. Você pode desbravar as trilhas selvagens do local e se hospedar em alguma das opções de hotéis e pousadas à beira-mar que oferecem acesso privativo a praia.

  • 17. Praia de Taipu de Fora

É uma aventura chegar nesta praia em Barra Grande. Ou você vai de barco, partindo de Camamu, ou pega uma estrada de terra partindo de Itacaré. Esta última rota não é aconselhada fazê-la em dias de chuva. Mas vale a pena cada segundo dedicado à esta viagem: curtir a vida marinha destas belíssimas piscinas naturais é uma tremenda recompensa.

  • 18. Praia de Santo André

Grande parte dos hotéis e pousadas da região ficam na Praia de Santo André, em Porto Seguro, e é uma opção boa para quem está viajando com crianças, por ser de fácil acesso e ter águas tranquilas, próprias para banho. Curta um passeio de chalana e faça uma refeição em um dos deliciosos restaurantes do local.

  • 19. Praia Jeribucaçu

É difícil a chegada até este paraíso em Itacaré. A trilha não é sinalizada, por isso depende de um guia, o percurso é íngreme e bem escorregadio. Mas nada que um tênis antiderrapante não resolva, pois o destino é paradisíaco! E há opções para todos os gostos: quem gosta de surfar pode aproveitar o mar, e quem prefere somente se refrescar, pode contar com as águas tranquilas do rio.

  • 20. Praia de Stella Maris, Salvador

A praia mais famosa de Salvador é parada obrigatória para os turistas. É contornada por casas maravilhosas e resorts espetaculares, e mesmo com o seu intenso movimento e ondas fortes, é o destino preferido de quem viaja com a família.

  • 21. Praia Taperapuã

Destino bem badalado de Porto Seguro, ideal para quem gosta de um agito, axé e uma cervejinha gelada. As barracas mais famosas do local são a Tôa Tôa e a Barramares, responsáveis pelas aulas de dança na areia e shows promovidos na orla. E quem quer relaxar, também é possível: o mar é tranquilo, ideal para banho.

  • 22. Praia Taípe

O ponte forte da praia mais deserta de Arraial d’Ájuda é a natureza devidamente preservada. Para chegar até ela, é necessário fazer uma caminhada à partir da Praia de Pitinga ou de carro por uma estrada de terra, e sua paisagem é de tirar o fôlego: areia branquinha, vegetação nativa intacta, falésias multicoloridas e um mar de águas verdes e cristalinas.

  • 23. Praia de Imbassaí

Pegue carona com os jangadeiros para chegar até a praia de Imbassaí, na cidade da Mata de São João, a 100 quilômetros de Salvador, para desfrutar das maravilhosas dunas, coqueirais, o rio que encontra o mar e os restaurantes do vilarejo.

  • 24. Praia Costa do Sauípe

Um local muito movimentado por turistas e pelo comércio de artesanato da região. Mesmo cercada por resorts, não deixa de ser uma das áreas mais preservadas da Bahia, e é ponto de desova de tartarugas marinhas, em meio à sua natureza tropical. A prática de surf é comum nesta região.

 

Fonte: Site Viajali/EmPorto/Municipios Baianos/Portalg14

Share Button