Representantes do trade hoteleiro de Porto Seguro se reuniram na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, no dia 15/07/16, para assistir a apresentação do projeto do 2º Show Tour – Festival de Turismo e Negócios, que será realizado na cidade, entre os dias 18 e 20/08, consistindo numa feira de turismo e negócios, com food service e equipamentos e capacitações de turismo, rodadas de negócios de turismo, exposições, palestras, capacitações de produtos e serviços, show times, etc.

Compuseram a mesa de honra o secretário de Turismo, Paulo César Magalhães; o presidente da ABIH da Costa do Descobrimento, Wilson Spagnol; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto Seguro – ACEPS -, Sebastião Ferreira; o gerente regional do SEBRAE, Alex Brito e o presidente da Federação das Associações Comerciais da Bahia – Faceb -, Clóvis Cedraz.

A apresentação do projeto foi feita pelo presidente da ABIH.  Para Wilson Spagnol, não tem sentido Porto Seguro não ter uma feira de negócios importante, uma vez que tem, em sua opinião, um enorme poder de consumo. “Todas as operadoras de turismo do Brasil têm negócios com Porto Seguro. Gramado, por exemplo, representa 10% da oferta de leitos que temos, assim como em termos de turismo, e lá foi criado um evento desse tipo”, salientando que o objetivo principal é inserir Porto Seguro no circuito de festivais de turismo. “Teremos aqui 69 sindicatos de hotelaria do país, com um grande número de operadoras, visitantes e valores negociados”.

Ele destacou que aproximadamente 4.000 empresas, entre hotéis e restaurantes da região deverão participar do Show Tour. “Expositores já estão comprando seus estandes online (através do endereço showtourportoseguro.com.br) e que interessados em assistir palestras técnicas durante o festival poderão fazer suas inscrições pelo website.

Durante a apresentação, foram divulgados números do 1º Show Tour, realizado em 2015.  No ano passado, o evento teve a participação de 25 operadoras, com 54 hotéis. Foram movimentados mais de R$ 3 milhões em vendas e serviços, sendo economizados mais de R$ 2 milhões em viagens pelo trade local. “9% de toda riqueza do mundo é turismo, que representa 1% de todos os empregos gerados”, frisou o presidente da ABIH.

Considerações

O presidente da ACEPS enfatizou que, num raio de 503 km, de Itacaré a Mucuri, existem 1600 meios de hospedagem, o que representa grandes oportunidades de negócios. Ele destacou a importância de conceitos como inovação e competitividade em eventos dessa natureza. “Tudo que o trade quer é estar presente com as operadoras e vice-versa, numa sinergia”, ressaltando: “A energia elétrica, por exemplo, é o segundo custo para o hoteleiro e no Show Tour teremos expositores que tratarão da energia solar, sendo que o Banco do Nordeste já disponibilizou uma linha de crédito para essa finalidade”.

O secretário de Turismo informou que a companhia aérea Aerolíneas Argentinas já confirmou o segundo voo da Argentina para Porto Seguro, partindo da cidade de Córdoba, cuja linha será inaugurada no dia 09/09, com voos todas as quintas-feiras, por volta das 23h00 e saída às 4h00 nas sextas-feiras. Atualmente, a companhia oferece a linha de Buenos Aires para Porto Seguro. “Haverá um grande evento de Porto Seguro na Argentina, visando consolidar esses voos por um bom período, pelo menos enquanto a economia argentina está em alta”, salientando que  o mercado turístico está carente de eventos no Nordeste. “Em breve, teremos pessoas de vários estados, que virão a Porto Seguro para negócios”.

O gerente regional do SEBRAE considerou que o Show Tour será não apenas uma rodada de negócios, mas também oportunidade para capacitação de empresários junto aos grandes trades e uniões empresariais. “Podemos trazer empresários da Costa das Baleias, Costa do Cacau e Costa do Dendê”.

O presidente da Faceb destacou que o evento em Porto Seguro poderá ter a presença de presidentes de confederações de associações comerciais de todo o Brasil. Ele afirmou que o cenário turístico no município vem passando por um momento positivo. “Conheço Porto Seguro desde 1972 e é clássico, nos meses de maio e junho, o fechamento de hotéis e pousadas e esse quadro está se revertendo”.

Programação

O 2º Show Tour terá a seguinte programação:

18/08 – Visita técnica – operadoras – 8h30 às 12h30. Panrotas Next- 20h00 – abertura social.

19/08 – Visita técnica – 8h00 às 14h00. Abertura oficial – 13h00 às 19h00. Expo Food Equipment, Expo Produtos e Serviços, palestras técnicas, capacitação para agentes de viagens, capacitação de produtos e serviços e show times.

20/08 – Rodadas de negócio de turismo – 09h00 às 18h00. Visita técnica – 10h00 às 17h00. Exposições – 13h00 às 19h00. Coquetel de encerramento – 19h00.

O 2º Show Tour – Festival de Turismo e Negócios tem o apoio da ABIH, ABAV, Aceps, SEBRAE, Prefeitura de Porto Seguro e Governo da Bahia.

Mais informações no site showtourportoseguro.com.br

 

 

Fonte: Jornal do sol/Municipios Baianos/G14/PORTALG14

Share Button