Archives for Política

Brasil

88% dos vereadores desconhece o seu verdadeiro papel de vereador

Sempre se repete a mesma coisa. A maioria da população não conhece o funcionamento do Legislativo e não sabe o que faz um vereador. Pior, não lembra de projetos, apenas de "notícias ruins". Constitucionalmente, o vereador deve funcionar como espécie de elo entre a sociedade e a Prefeitura. Mas na…
Continue Lendo
Política

Artigo: “Temer entra para História em nota de rodapé”

Por: Luiz Ruffato Não sei se era esse o propósito do presidente não eleito, Michel Temer, mas ele certamente fará jus, no futuro, a mais que uma mera nota de pé de página nos compêndios de História do Brasil, por seu papel fundamental na desestabilização do frágil alicerce em que…
Continue Lendo
Brasil

Disputa Temer X Renan mostra racha na base aliada

Eles começaram o ano de 2016 estremecidos, chegaram a travar uma disputa interna pelo comando do PMDB, voltaram a se unir e, desde então, vivem sendo alvo de notícias sobre articulações de um contra o outro. Mas como as divergências e manobras em separado descobertas entre os presidentes da República,…
Continue Lendo
Brasil

Parlamentares e movimentos sociais fazem pressão por saída de Temer

Parlamentares da oposição chegaram nesta terça (29) à Câmara e ao Senado fazendo manifestações em três direções: apresentação de novos pedidos de impeachment do presidente Michel Temer, pronunciamentos para que Temer renuncie e reivindicações pela convocação de novas eleições presidenciais no país. O início dessa articulação foi deflagrado na noite…
Continue Lendo
Brasil

A PEC 55 e a decadência das políticas públicas brasileiras

Há muitos defensores da PEC 55 bem intencionados, ainda que outros nem tanto. Não se pode, na verdade, dividi-los apenas em dois grupos, pois há diferentes graus de intenções em relação ao tema. Muitos economistas sérios têm esperança de que a PEC sirva como um forte impulso para que os…
Continue Lendo
Brasil

Gastos sigilosos crescem 40% em cinco meses de governo Temer

Nos cinco meses de governo do presidente Michel Temer, com três meses de interinidade e setembro e outubro como efetivo, os gastos sigilosos realizados com cartão corporativo cresceram quase 40%. Os valores secretos passaram de R$ 9,4 milhões no cinco meses (janeiro a maio) do ano administrados por Dilma Rousseff…
Continue Lendo
Brasil

Câmara resiste à proposta que reduz nº de partidos

A reforma política aprovada em primeiro turno no Senado terá dificuldades para avançar quando chegar à Câmara. Parte da Casa rechaça a proposta e já articula para engavetá-la. Deputados dizem que para aprovar a medida vão promover mudanças significativas no texto. O principal ponto de insatisfação é a cláusula de…
Continue Lendo
Brasil

Goiás: MP pede inelegibilidade de três dos quatro candidatos a prefeito de Anicuns

Estarão inelegíveis José Jorge de Souza, apoiado pelo atual prefeito Manoel Vicente Vieira; o candidato Franco Alves Neto, conhecido como “Franco Buzina”; e o ex-prefeito Lourival Bueno de Souza. Foi pedido a ilegibilidade dos candidatos ao pleito de Anicuns, pelo promotor Danni Sales Silva, da 34ª Zona Eleitoral de Goiás,…
Continue Lendo
Brasil

Cunha, com mandato cassado, passará direto à lixeira da História | Leia Agora

A Câmara dos Deputados publicou, na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União (DOU), o edital de notificação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sobre a realização de sessão no plenário da Casa na próxima segunda, às 19h. A sessão, destinada a votar o processo contra o mandato de…
Continue Lendo
Eleições 2016

TRE-PB – Prestigia Posses de Herman Benjamin, Napoleão Nunes Maia Filho e Og Fernandes no TSE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador José Aurélio da Cruz, participou na noite da terça-feira (30), no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da sessão solene de posse dos ministros Herman Benjamin, Napoleão Nunes Maia Filho e Og Fernandes, respectivamente, nos cargos de corregedor-geral da Justiça Eleitoral…
Continue Lendo
Eleições 2016

TSE regulamenta doação com cartão de crédito a partidos e a candidatos

Portaria assinada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, nessa quinta-feira (1º), regulamenta a doação por meio de cartão de crédito a candidatos e a partidos políticos nas eleições deste ano. O assunto foi discutido durante a sessão plenária de ontem e, em seguida, foi objeto da…
Continue Lendo
Brasil

O Brasil é o país com o Judiciário mais rico no mundo

Como sabemos, não há limites para as regalias e benefícios financeiros dos políticos de alto escalão assim como da cúpula do Judiciário (que acumulam tanta força que o próprio Temer aceitou indispor-se com o empresariado para aumentar os seus salários). Em tese, entretanto, na "sua" Constituição se estipula que o…
Continue Lendo
Brasil

Corrupção: notas fiscais sem validade são aceitas pela Câmara

Quando se fala em corrupção no Brasil, já se imagina milhões ou bilhões de reais surrupiados dos cofres públicos. É normal pensar assim, afinal é isso o que se mais vê no noticiário político nos últimos tempos. É Mensalão pra cá, Lava Jato pra lá… Mas não é apenas a…
Continue Lendo
Bayeux - PB

6 Pré-candidaturas mobilizam partidos na disputa para prefeito de Bayeux PB

A corrida eleitoral em Bayeux (PB) levanta ao menos 6 nomes de pré-candidatos a prefeito e vice nos diretórios municipais dos partidos. A maioria dos partidos optaram por coligações com outras legendas, e alguns estão decididos a seguir em chapa única, José Inácio/Portalg14
Continue Lendo
Brasil

Para aprimorar o processo democrático só com reforma política

Não podemos nos contentar com uma solução menos pior. O impeachment foi anti-democrático, mas eleições disputadas com imensos recursos financeiros vindos de caixa dois também não são democráticas. Na estrutura social, desigualdade de riqueza implica diferenças de poder econômico, social, político; nas campanhas eleitorais, financiamentos desiguais também constroem poder desigual…
Continue Lendo
Brasil

Cunha pode ter direitos políticos suspensos por 10 anos

A força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná protocolou ação civil pública de improbidade administrativa contra o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Segundo o Ministério Público Federal (MPF), ele foi beneficiário direto do esquema de corrupção instalado na Diretoria Internacional da Petrobras. A força-tarefa pede a…
Continue Lendo
Brasil

A democracia de papel (moeda) do Senado brasileiro

Diz lá no início de nossa Constituição Federal de 1988 que todo o poder emana do povo, e que este o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da própria Constituição (Art. 1º. parágrafo único). Com a permissão de alguns números, no entanto, vamos levantar hipóteses acerca…
Continue Lendo
Brasil

Janot rebate críticas por pedir prisão de ‘caciques’ do PMDB

Desde que a cúpula do PMDB foi levada de vez para o redemoinho das denúncias da operação Lava Jato, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, voltou a ficar sob a mira de quem ele acusa por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. Nos últimos dias, foi criticado pelo vazamento…
Continue Lendo
Brasil

Como votar impeachment com ‘líderes’ à boca da prisão?

O título aí de cima é um lamento contra o acordo ortográfico. Se eu ainda pudesse escrever co-mandante daria melhor ideia do que digo. Afinal, são todos mandantes de um crime contra a democracia e o direito de voto do povo brasileiro. Quem é que pode dizer que “as instituições…
Continue Lendo
Brasil

“Tropa de choque” de Cunha traça manobras para salvá-lo

O Conselho de Ética da Câmara iniciou nesta terça a discussão do relatório do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), que recomenda a cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente afastado da Casa. Espera-se que a votação ocorra nesta quarta. O placar no colegiado está apertado, e os aliados do peemedebista…
Continue Lendo
Brasil

Mentiras de Cunha na Câmara são desmentidas por Cláudia no MPF

No mesmo dia em que o relator do processo de cassação contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) expôs que o peemedebista praticou "escancarada tentativa de dissimular a existência de bens", "omissão deliberada" e uso de "requinte e tecnicidade" para "esconder práticas ilícitas" com, inclusive, "robustez de provas", a força-tarefa da Lava Jato…
Continue Lendo
Brasil

Delator, filho de Machado pode implodir todo PMDB

Apontado como um dos operadores financeiros do PMDB no Senado, o filho caçula do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, Expedito Machado, seguiu os passos do pai e também firmou um acordo de delação premiada com a Justiça no âmbito da Operação Lava Jato. Did, como é conhecido, é responsável por…
Continue Lendo
Brasil

“Por que o Congresso brasileiro é tão ruim?”

Por: Emir Simão Sader Os Congressos brasileiros nunca tiveram boa fama com o povo. A própria mídia, responsável pela eleição de Congressos ruins, se encarrega de desmoralizá-los, assim como a politica, o Estado e os governos. Quanto mais fracos, mais força terá o mercado e a própria mídia, como tutores…
Continue Lendo
12
Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.