Tendo em vista que a Prefeitura de Jaçanã já havia sido comtemplada a alguns anos, através do Ministério da Saúde e do Programa Brasil Sorridente, com uma máquina de raio-x odontológico. Os moradores não eram beneficiados com o serviço, por não terem ainda o material necessário (câmara escura, revelador, fixador, filme) para funcionar e adequação do espaço para estruturação dos serviços odontológicos, apropriado para auxiliar no diagnóstico dos pacientes, através dos raios-x.

Sendo assim, com o objetivo de proporcionar melhor qualidade no serviço prestado a população, a Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria com a Prefeitura Municipal e solicitou de imediato a aquisição de um espaço apropriado e de materiais necessários, para auxiliar os profissionais da área, na realização da precisão dos diagnósticos e dos procedimentos de maior segurança na extração.

Para o dentista Werbeson Nogueira. “Antes solicitávamos a alguns pacientes o exame de raio-x e muitos não voltavam. E aqueles que voltavam eram reclamando do mesmo problema e percebíamos que na verdade não podiam custear o exame. Então os tratamentos nunca terminavam e com isso dificultava o nosso trabalho. Agora com esse equipamento funcionando, será muito importante para diagnosticar problemas mais graves e dará maior segurança na realização de tratamentos dos nossos pacientes”. Disse enfático.

Esse tipo de serviço não existia em Jaçanã e os pacientes eram encaminhados para clinicas particulares. Agora não será mais preciso se deslocar para outros municípios para realizar o exame de raio-x odontológico. Agora terão o resultado do diagnóstico mais rápido para auxiliar no tratamento e não vai ser mais preciso esperar tanto tempo como antes.

A máquina estava sem ser utilizada por não ter espaço apropriado, enquanto a população necessitava desse serviço, sendo assim, tentamos urgentemente solicitar junto com a Prefeitura a aquisição da câmara escura bem como alguns materiais e reparos para o raio-x poder funcionar e atender a população. Só faltava mesmo bom senso e um pouco de força de vontade para enfrentar os tramites da parte burocrática. E com um esforço conseguimos tudo isso para auxiliar melhor o profissional e principalmente a população que necessita desses serviços”. Explicou a secretária adjunta de saúde, Jailma Martins.

A máquina de raio-x já está em pleno funcionamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Novo Horizonte. Segundo o dentista Werbeson Nogueira, o profissional atende pacientes que vem encaminhados de outras unidades de saúde, todas as sextas-feiras no período da tarde a partir das 13:00h

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por: Assessoria de Comunicação / Fonte Secretaria de Saúde

Share Button