Há exatamente um mês assumíamos a gestão da Prefeitura Municipal de Jaçanã. A sensação que tínhamos era de que éramos jaçanãs estranhas no ninho. Entramos “cegos”, sem informações básicas e sem saber por onde começar. Eram tantas as demandas, tantas as dúvidas, tantos os desencontros… Mas mesmo assim nos dispomos a arregaçar as mangas e a trabalhar duro, movidos pelo o propósito para qual estávamos ali: o povo em primeiro lugar!

Agora, um mês depois, as coisas começam a se aninhar. Já estamos tomando pé de como as coisas funcionam e estamos pouco a pouco aprendendo a conviver com essa enorme burocracia e grande teia que permeia a gestão pública.

Esse início de gestão não tem sido fácil, pois nos deparamos com arquivos inexistentes, informações apagadas, contas para pagar, contas dos bancos bloqueadas, funcionários reivindicando direitos… enfim, um turbilhão de situações que não estava apenas em nosso desejo pessoal a capacidade para resolver.

Apesar de tudo, nossas equipes não pouparam esforços para atender a população nos serviços mais essenciais e fizeram uma verdadeira força tarefa nesse primeiro mês de gestão para que tudo saísse da melhor forma possível.

Claro que fazer tudo o que já fizemos até aqui é pura obrigação nossa, mas estamos aqui prestando contas à sociedade para que todos tenham noção de esforço sobre humano que fizemos nesses 30 dias, de modo que nossa população fosse atendida nos itens mais básicos, diante das nossas inúmeras limitações.

Confira abaixo as principais ações realizadas pelas secretarias municipais nesse primeiro mês de gestão.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA:

➢ 35 lâmpadas de postes trocadas;

➢ Aquisição de três bombas para poços tubulares;

➢ Consertos em calçamentos esburacados;

➢ Reforma de alguns prédios públicos emergencialmente;

➢ Reparo da caixa d’água do Conjunto Flores 3;

➢ Instalação de iluminação pública para o Conjunto Flores 3;

➢ Serviços gerais em todas as unidades de saúde;

➢ Desobstrução de mais de 30 encanamentos de esgoto;

➢ Reativação dos poços tubulares da sede do município;

➢ Contratação de um novo escritório de assessoria em convênio;

➢ Fiscalização das obras em andamento deixadas pela gestão anterior.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA:

➢ Criação do Conselho Municipal de Defesa Civil;

➢ Visitas e reuniões com as associações de produtores rurais;

➢ Firmação de parceria com a Coopercacho;

➢ Conserto do portão central do Mercado Público;

➢ Realização de consertos no Mercado Municipal e no Matadouro Público;

➢ Visita à áreas de cajucultura em Cerro-Corá-RN;

➢ Cadastro municipal de agricultores;

➢ Participação em eventos locais e regionais.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA:

➢ Cadastramento de artistas locais de várias modalidades;

➢ Aquisição de uma sede própria para a Secretaria;

➢ Condução de artesãs para a 22ª FIART, em Natal;

➢ Decoração do Stand Jaçanã na 22ª FIART;

➢ Parcerias com secretários de culturas de todo o RN;

➢ Oficinas de máscaras carnavalescas.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO:

➢ Mapeamento dos pontos turísticos do município;

➢ Solicitação de certificação dos pontos turísticos junto à UFRN;

➢ Visita in loco aos pontos turísticos da cidade;

➢ Participação de encontros regionais e estadual de turismo.

 

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:

➢ Adaptação de nova sede para o Conselho Tutelar;

➢ Adaptação de nova sede para a Secretaria de Assistência Social;

➢ Realização de 30 visitas domiciliares a famílias do Bolsa Família;

➢ Atualização dos cadastros do Bolsa Família (150 atendimentos);

➢ Atendimento de defensoria pública na própria secretaria;

➢ Concessão de pareceres sociais a pessoas carentes;

➢ Recuperação do automóvel da secretaria (prima);

➢ Reforma na estrutura do CRAS.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES:

➢ Entrega de 35 caminhões de água potável à famílias da comunidade;

➢ Realização de40 viagens com populares com destino a Campina Grande e Natal;

➢ Recuperação da frota da prefeitura (ambulâncias, tratores, ônibus, automóveis);

➢ Concessão de transporte para efetuar mudanças de residências;

➢ Aquisição de peças e pneus para a frota do município;

➢ Rigoroso controle no abastecimento de veículos públicos.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE:

➢ Disponibilidade de equipes médicas em todos os PSF’s do município;

➢ Médicos plantonistas todas as noites no Hospital Municipal;

➢ Realização de 789 consultas médicas (juntando os três PSF’s);

➢ Realização de 589 atendimentos de enfermagem (juntando os três PSF’s);

➢ 792 atendimentos de rotina (vacinas, curativos, etc – juntando os três PSF’s);

➢ Realização de 215 atendimentos no consórcio intermunicipal de saúde;

➢ Realização de 818 atendimentos médicos no Hospital Municipal;

➢ Realização de 39 exames de eletrocardiograma no Hospital Municipal;

➢ Realização de 335 exames de sangue no Hospital Municipal;

➢ Encaminhamento de 10 ocorrências para outros municípios;

➢ Realização de 06 atendimentos de urgência domiciliar – equipe de Hospital;

➢ Realização de 39 viagens das ambulâncias para outras cidades;

➢ Presença de nutricionista, psicólogo e assistente social no Hospital, totalizando 45 atendimentos;

➢ Entrega de medicamentos na Farmácia Básica;

➢ Aquisição de medicamentos para pacientes de média e alta complexidade;

➢ Realização da ação “Xô mosquito” (PSF – Conjunto Flores I).

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE VIAS URBANAS:

➢ Reorganização e redistribuição das equipes de limpeza;

➢ Limpeza de diversas ruas da cidade, retirando lixo, areia e erva daninha;

➢ Retirada de 102 caçambas de entulho que se amontoavam nas ruas;

➢ Limpeza e nivelamento de ruas não pavimentadas;

➢ Limpeza de prédios públicos como CRAS, PSF’s, Hospital e escolas;

➢ Entupimento de crateras na Lagoa de Captação;

➢ Entupimento de crateras as margens da BR que liga a Cel. Ezequiel;

➢ Aquisição de lanche (café da manhã) para as equipes de limpeza;

➢ Conserto de máquinas e utensílios que servem a esta secretaria;

➢ Restauração da Praça Central e de demais praças da cidade;

➢ Limpeza de mato e retirada de lixo, areia e entulho dos canteiros da cidade;

➢ Retirada do lixão que se formava ao lado do Centro dos Idosos;

➢ Retirada das manilhas que se espalhavam na entrada da cidade;

➢ Restauração da pista de Motocross no Conjunto Flores 1;

➢ Aquisição de nova sede para acomodar o mobiliário e os profissionais;

➢ Limpeza da Feira Livre logo após o seu encerramento, todos os domingos;

➢ Podação de palmeiras e árvores dos canteiros centrais;

➢ Equipes de limpeza presentes em todas as ruas e conjuntos habitacionais.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:

➢ Realização de pequenas reformas em todas as unidades de ensino;

➢ Reestruturação da rede de ensino;

➢ Redistribuição dos funcionários da educação;

➢ Construção do calendário letivo para 2017;

➢ Levantamento dos índices educacionais;

➢ Participação em eventos regionais e estaduais;

➢ Construção do Plano de Metas e Ações para 2017.

SECRETARIA DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO

➢ Reestruturação dos sistemas e aquisição de novos softwares;

➢ Pagamento dos fornecedores em dias, via transferência bancária;

➢ Reorganização dos espaços físicos dessas secretarias;

➢ Nova emissão de boletos para arrecadação de tributos;

➢ Contratação de um novo escritório de contabilidade;

➢ Reestruturação do Departamento de Compras e Licitações.

 

SECRETARIA DE ADMISTRAÇÃO:

➢ Realização do censo do servidor;

➢ Reestruturação dos sistemas e aquisição de novos softwares;

➢ Concessão de férias a funcionários que tinham direito ao benefício;

➢ Alimentação do Diário Oficial do Município (site da FEMURN);

➢ Elaboração da nova folha de pagamento dos servidores;

➢ Cadastramento de secretários junto ao Tribunal de Contas;

➢ Implantação de sistema de monitoramento por câmeras na secretaria.

 

SECRETARIA DE GABINETE:

➢ Reestruturação do Departamento de Comunicação da Prefeitura;

➢ Reconstrução do site oficial da Prefeitura;

➢ Criação de páginas nas redes sociais para dialogar com a comunidade;

➢ Atendimento ao público todos os dias úteis da semana;

➢ Participação das equipes em eventos regionais e estaduais;

➢ Atendimento às demandas da população dentro das possibilidades;

➢ Contratação de profissionais técnicos para onde se fazia necessário.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES:

➢ Recuperação de refletores do Ginásio Orlando de Vasconcelos Dantas,

➢ Recuperação do campo de futebol de Romão;

➢ Recuperação do portão do Estádio Edmundo Dantas;

➢ Aquisição de uma bomba d’água para poço do Estádio Municipal;

➢ Reuniões com equipes de futebol, de futsal e outras modalidades esportivas,

➢ Cadastramento dos atletas da cidade (Mapeamento de desportistas),

➢ Planejamento da parte esportiva da festa de emancipação política;

➢ Elaboração do calendário esportivo de 2017,

➢ Torneio de futebol beneficente em prol da jovem Izabel,

➢ Apoio ao Campeonato de Futebol Integração do Trairi 2017.

 

ASSESSORIA JURÍDICA:

➢ Criação da Lei de Gestão Democrática para as Escolas Municipais;

➢ Criação da Lei de bolsistas secundaristas e universitários;

➢ Criação de Lei de gratificação para secretários escolares;

➢ Criação da lei que cria o cargo de operador de máquinas pesadas;

➢ Reposta às demandas que chegam do Ministério Público;

➢ Atendimento ao público em aconselhamento de demandas jurídicas;

➢ Elaboração e publicação de decretos e portarias municipais.

 

Por: Assessoria de Comunicação

PORTALG14

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