O Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia terá show de um dos principais nomes da MPB. A produção do evento confirmou a apresentação de Djavan para o dia de abertura do festival, 21 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus.

O show faz parte da turnê Vidas pra contar. Está previsto para as 23h30min, de acordo com a agenda do músico.

O festival, realizado anualmente em Ilhéus, vai para sua oitava edição, atraindo expositores de toda a cadeia produtiva do segmento, atrai cerca de 30 mil visitantes por ano e é considerado um dos principais estimuladores da produção de chocolate e cacau fino no sul da Bahia.

No ano passado, o festival gerou mais de R$ 10 milhões em negócios, segundo a organização.

Reitora da UESC debate no RU temas de mobilidade, pesquisa e financiamento

Com discussões estratégicas sobre ações colaborativas de interesse mútuo prosseguem as atividades dos reitores das universidades afiliadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), em Missão Internacional nos países do Reino Unido. O grupo é coordenado pela reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e presidente da Abruem, Adélia Pinheiro

A missão é promovida pela Abruem em conjunto com o British Council, Centro Brasileiro Britânico, com o objetivo de conhecer seus cenários educacionais, científicos e culturais e estreitar laços entre as instituições brasileiras e as universidades da Inglaterra, da Escócia, da Irlanda do Norte e do País de Gales, de forma que os estudantes universitários sejam beneficiados por intercâmbios e programas de bolsas.

Conforme a presidente da Abruem, reitora Adélia Pinheiro, “no terceiro dia os reitores brasileiros participaram de uma mesa de diálogos com autoridades das Universidades de Birmingham e Nottingham. instituições que atuam em conjunto em ações de internacionalização. Foram discutidas as possibilidades de parceria em mobilidade estudantil com a participação, a ser discutida, do Santander Universidades; a elaboração de propostas para serem operacionalizadas a partir  de 2020.”

Na ocasião o Dr. James Wilkie, diretor do Serviço de Pesquisa e Inovação, apresentou a oportunidade de financiamento de propostas Brasil – Reino Unido, através do Global Challenge Found, com orçamento de 1,5 bilhão de libras, em áreas estratégicas definidas, sendo requisitos ações de inclusão social e econômica.

Na Universidade de Bristol, na cidade de mesmo nome, o grupo participou de uma mesa de conversação de duas horas. A Universidade está classificada entre as 40 melhores do mundo e entre as cinco melhores da Inglaterra. Tem 18 mil estudantes, dos quais 3.600 internacionais. A instituição apresenta como característica importante a grande relação com os problemas locais e a orientação de pesquisa para dar resposta é estar disponível para ações conjuntas.

Em Cardiff a comitiva foi recebida em jantar de trabalho com a presença de autoridades do Governo do País de Gales, do Conselho de Gales e de quatro diferentes Universidades: Swansea, Aberystwyth, Cardiff e Sul de Gales.

“O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. No Brasil, atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. As atividades do grupo brasileiro, nos países do Reino Unido, prosseguem até a próxima sexta-feira(17).

Itabuna: Fernando Gomes aparece na lista dos “fichas sujas” do TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) disponibilizou nesta quinta-feira (9) à Justiça Eleitoral uma lista de 6.738 gestores públicos que tiveram contas consideradas irregulares em processos de fiscalização na aplicação de recursos públicos federais.

Com a lista, os tribunais eleitorais poderão rejeitar a candidatura daqueles que pretendem concorrer nas eleições municiais deste ano, conforme prevê a Lei da Ficha Limpa.

Segundo a Lei da Ficha Limpa, ficam inelegíveis por oito anos aqueles com contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade administrativa (mau uso de recursos públicos) e por decisão irrecorrível.

Após receber a lista, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, ressaltou que, pelo calendário eleitoral, a lista foi entregue antes do prazo previsto, no dia 5 de julho. Com isso, os tribunais ganham mais tempo para analisar os registros de candidatura.

FERNANDO GOMES NA LISTA

A lista do TCU deverá abalar o “QG” do ex-prefeito Fernando Gomes (DEM). O mesmo lançou seu nome como pré-candidato a prefeito, mas apareceu na lista com quatro condenações. Sendo que a última foi em setembro de 2015.

Itabuna: Mantidas ações emergenciais para amenizar efeitos da seca

O Governo da Bahia reconheceu, através do Decreto nº 16.781, do dia 9 de junho, publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado a Situação de Emergência prorrogada por mais 180 dias pela Prefeitura de Itabuna por conta do agravo da seca que afeta o sul do Estado há mais de nove meses.

Para enfrentar a questão foram instalados 140 reservatórios de 10 mil e 5 mil litros, abastecidos diariamente com água potável dos mananciais de outros municípios. Outros 40 serão distribuídos nos próximos dias.

Na operação estão sendo utilizados 35 carros pipas contratados pela Prefeitura e Emasa que fornecem gratuitamente água para a população de diversos bairros da cidade. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Roberto Avelino, o abastecimento é feito alternadamente nas localidades com água de boa qualidade e tratada.

Roberto destaca que a captação de água está sendo feita nas estações da Embasa, em Travessão, e em São José da Vitória, para garantir diariamente 1 milhão de metros cúbicos necessários à oferta de água nos reservatórios distribuídos em locais estratégicos de Itabuna. “Sabemos que a seca está causando graves consequências ao abastecimento de água para consumo e muitos prejuízos, mas estamos trabalhando para amenizar o impacto negativo”, destaca.

“Nosso comprometimento com ações emergenciais é para o abastecimento dos tanques para que se atenda aos moradores dos bairros e no funcionamento dos estabelecimentos públicos que prestam serviço essencial e ininterruptos como os hospitais, escolas e creches, clínicas”, diz o coordenador da Defesa Civil. “Com o reconhecimento da Situação de Emergência, a Prefeitura minimiza danos causados pela falta de chuvas pode buscar apoio junto aos Governos estadual e federal”, conclui.

 

 

Fonte: PortalSuldaBahia/PolíticosdoSuldaBahia/Jornal Bahia Online/Municipios Baianos/Portalg14

Share Button