Aconteceu na noite deste sábado, 04 de junho, a Etapa Sertão Patoense do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas da Paraíba. O evento, que aconteceu no Ginásio de Esportes O Rivaldão, reuniu várias agremiações de diversos bairros de Patos e foi promovido pela Associação de Quadrilhas Juninas de Patos (AQJP), pela Federação da Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba (FEUQJUNEPB) com o apoio da Prefeitura Municipal.

 

Entre os critérios adotados para o julgamento de cada grupo estavam os itens de marcação, figurino, casamento matuto, coreografia, repertório musical, entrada e saída da quadrilha e os casais em destaque. Depois das cinco apresentações das quadrilhas participantes, onde foi possível observar um show de cores e coreografias, os jurados escolheram a grande vencedora.

 

Segundo o presidente da AQJP, Judas Tadeu, a etapa Sertão Patoense do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas da Paraíba este ano classificará três juninas para representar a cidade na etapa estadual que acontecerá em Campina Grande. “Estamos muito felizes por estar mais um ano sediando uma etapa do concurso estadual de quadrilhas juninas e este ano, temos muito que comemorar pois tivemos a conquista de levar três juninas para disputar a etapa estadual nos dias 20 e 22 de junho, na cidade de Campina Grande”, comentou.

 

O jurado Robson Viana fez uma avaliação positiva e ressaltou a importância da realização deste concurso que é uma forma de incentivo à cultura.  “Gostaria de parabenizar toda a organização do evento por estar apoiando e incentivando a cultura na cidade de Patos e também por estar fazendo um resgate à cultura nordestina que tem sido bem valorizada. As quadrilhas juninas de Patos estão mais entrosadas, comprometidas e mostrando uma maior qualidade nas suas apresentações”, destacou.

 

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Wandecy Medeiros, que esteve prestigiando o evento destacou a importância de incentivar cada vez mais a cultura popular no município. “É muito importante valorizar as quadrilhas juninas que representam as nossas tradições, valoriza as nossas músicas e a arte. A Prefeitura de Patos está de parabéns por apoiar e incentivar eventos como este, um verdadeiro espetáculo, muito bonito de se ver,” disse.

 

A premiação de 1º lugar ficou com a Explosão Patoense. Quem levou o 2º lugar foi a Junina Pé de Moleque. O 3º lugar ficou com a Junina Sertaneja Boi Seca. O 4º lugar ficou com a Junina Coroné Roberto e o 5º lugar com a Junina Gonzagão.

 

Dessa Etapa Sertão as três primeiras colocadas disputarão a fase final do concurso no Parque do Povo em Campina Grande, no Paraíba Junino 2016, que acontece entre os dias 20 e 22 de junho.

saojoaodepatos/Portalg14

Share Button