Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração

atividade-fisica-terceira-idadeDepois da aposentadoria, muitos idosos ficam com tempo livre, ficando por vez osciosos. Na maioria dos casos, eles acabam ficando em casa, deixando de lado uma vida ativa, proporcionada pelas atividades cotidianas e físicas. Segundo o educador físico e diretor científico do Departamento de Educação Física da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Natan Silva Júnior, a chave para cultivar um coração longevo é continuar ativo, praticando semanalmente atividades físicas.

“A atividade física de modo geral é capaz de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças do coração. Para as pessoas que estão na terceira idade, é também uma excelente ferramenta para o combate de doenças cardíacas, porém, antes desses indivíduos iniciarem qualquer tipo de exercício é necessário que eles procurem um médico de confiança para avaliar as possíveis limitações de ordem ortopédica e cardíaca, para que o exercício seja feito de forma segura” – afirma.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada quatro idosos têm alguma doença crônica. Diante desse contexto, os exercícios além de prevenir doenças cardíacas, podem evitar outros problemas que afetam o coração. O educador físico cita como exemplo a hipertensão, que pode promover uma hipertrofia cardíaca. “Neste caso, a atividade física aeróbica, como a caminhada, é capaz de promover uma hipotensão pós-exercício (valores de pressão mais baixo), que perdura por algumas horas, ou seja, se a caminhada for realizada diariamente, o indivíduo terá uma pressão arterial menor diariamente, diminuindo assim a sobrecarga pressórica no coração”, explica Natan.

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que em 2050, o País terá 70 milhões de idosos, representando 30% da população. Diante do contexto, uma das preocupações é que o índice de doenças crônicas também aumente. Conforme ressalta o especialista, a prática de atividades físicas pode melhorar a qualidade de vida da população idosa, reduzindo os impactos da velhice e das doenças ocasionadas pela fase.

Por onde começar

Os exercícios aeróbicos são os mais indicados para combater as doenças do coração, ou seja, atividades que envolvem grandes grupos musculares, realizada de forma rítmica, contínua e por um longo período de tempo. Para iniciar, é recomendado a caminhada diária, que deve ser realizada de forma moderada, com uma duração entre 30 a 40 minutos. Entretanto, antes de iniciar qualquer tipo de esporte, durante a terceira idade, o especialista ressalta que indivíduo deve procurar um médico para realizar um check-up cardiológico, possibilitando que a prática da atividade física seja eficaz e segura.

Mulher com saude

Publicado em Bem Estar | Tags | Publicar um comentário

Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços

Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas.

mulher-melao-17-06_f_014

Publicado em Frases | Publicar um comentário

Nenhuma mulher é irrelevante, até seus atos mais simples revelam a força do seu amor!

Nenhuma mulher é irrelevante, até seus atos mais simples revelam a força do seu amor!homenagem-dia-da-mulher

Publicado em Frases | Publicar um comentário

Mulher é mais do que gênero

Mulher é mais do que gênero, é mentalidade e estilo de vida. Feliz Dia da Mulher!

dia-internacional-da-mulher

Publicado em Frases | Publicar um comentário

Emanuella Martiniano: Parabéns pelos seus 15 anos

Muitas felicidades pra você que tem tanta sinceridade e pureza com sentimentos e que nunca se cansa de ajudar ao próximo e faz com perfeição, muitos anos de vida pra continuar sempre assim, abençoada por Deus , com tanta saúde, bondade e ternura. Feliz Aniversário ! Estes são os desejos de sua amiga Aldacir e seu amigo José InácioEMANUELA

 

Publicado em Aniversário | Tags | Publicar um comentário

Lábios carnudos: veja as dicas para conquistar

Lábios carnudos como os de astros e estrelas de cinema hollywoodiano. Quem nunca sonhou? E este é o desejo de muitos, ter lábios cheios, macios e com boa aparência. Hoje existem vários truques para chegar a este objetivo. A maquiagem é uma delas, as youtubers maquiadoras são experts em compartilhar dicas combinadas de contorno, delineado e iluminação para um volume natural. Confira no vídeo da Sharon Morais:

Lábios grandes com procedimento estético

Mas também é possível aumentar o volume com os cremes labiais e procedimentos cirúrgicos. Segundo o cirurgião plástico Dr. Marco Cassol, os hidratantes balms, bálsamos ou unguentos podem ajudar a conquistar esse objetivo.

“Alguns possuem a capacidade de “irritar” a mucosa dos lábios causando aumento temporário enquanto exposto ao balm”, explica o médico. Apesar de não ter contraindicações em seu uso, pacientes com alergia aos componentes da fórmula não devem usar este tipo de creme.

lábios-carnudos-como-conseguir

Outra opção é o preenchimento labial temporário, o mais usado atualmente é o ácido hialurônico. Ele é uma substância que existe no corpo humano, principalmente na pele. Seu papel é preencher os espaços existentes entre as células, mantendo-a lisa, hidratada e elástica. O ácido é perdido ao logo do tempo, o que proporciona o aparecimento das rugas e ressecamento da pele.

“O procedimento de preenchimento labial com ácido hialurônico inicia-se com uma anestesia local, semelhante à anestesia do dentista, e injeção do ácido hialurônico nos lábios geralmente na transição da pele com a mucosa”, diz o cirurgião plástico. Ainda segundo Dr. Cassol, o procedimento é rápido (menos de meia hora), com duração média de um ano e meio e não há contraindicações.

dr-Marcos-cassol-*Marco Cassol é cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Com mais de 15 anos de experiência, é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em cirurgia da face.

 

 

Mulher com saúde

Publicado em Beleza | Tags | Publicar um comentário

Mielofibrose: conheça um pouco mais sobre este raro tipo de câncer

A mielofibrose é um tipo de câncer no sangue, um tipo raro de neoplasia que provoca mau funcionamento da medula óssea, que deixa de produzir quantidades normais de células sanguínea. Por ser muito rara, a doença acaba sendo pouco conhecida pela população e até mesmo por parte do público médico.

A evolução da mielofibrose é muito lenta, porém ao longo da doença podem ocorrer mutações que podem determinar a gravidade da mesma. Ela acomete principalmente pessoas entre 50 e 60 anos, e os principais sintomas são cansaço, fadiga, anemia e alterações no exame de sangue.

O diagnóstico é feito através de exame de sangue, biópsia de medula óssea e pesquisa das mutações da doença. O tratamento pode ser feito por drogas, porém não garante a cura. O melhor caminha para a cura da mielofibrose  é o  transplante de medula óssea.

Vídeo sobre mielofibrose

Confira a vídeo a vídeo completo sobre a mielofibrose com a Dra. Ana Clara Kneese, especialista em Hematologia e Hemoterapia:

Veja também um infográfico sobre as principais informações a respeito da mielofibrose:

Infografico_Mielofibrose2

Mulher com saude

Publicado em Saúde | Tags | Publicar um comentário

Gestação: veja quais são os principais incômodos no verão

GestanteAs altas temperaturas do verão costumam causar incômodos para a maioria das pessoas, mas para as grávidas o calor do verão é um tormento, principalmente quando elas já estão com aquele barrigão dos meses finais de gravidez.

O ginecologista e obstetra Claudio Basbaum, membro do Corpo Clínico do Hospital São Luiz em São Paulo, destaca que a elevação na quantidade de hormônios no organismo da gestante promove a dilatação dos vasos, tanto arteriais quanto venosos, predispondo ao aparecimento ou piora das varizes nos membros inferiores, alterações que contribuem para o inchaço nos pés e nas pernas , assim como para a queda de pressão arterial, tão comuns nos meses de verão e sobretudo na segunda metade da gestação.

Um outro cuidado importante é com relação a higiene íntima da mulher já que há um aumento na transpiração que propicia um ambiente favorável para o surgimento de assaduras e  para o crescimento de fungos e bactérias.  “O recomendado é que sejam utilizados apenas água e sabonetes neutros na higiene genital externa”, completa o especialista.

Dicas para diminuir o mal-estar e alguns cuidados:

  • Evitar exposição ao sol entre 10 e 16 horas. Além dos já conhecidos riscos causados sobre a pele , a gestante tem muita facilidade de ficar com manchas escuras no rosto e sobre eventuais cicatrizes antigas (Cloasma gravídico);
  • Usar o protetor solar diariamente;
  • Comer alimentos mais leves como frutas e saladas;
  •  Hidratar-se bem. Consumir ao menos 2 litros de água por dia;
  • Utilizar roupas com tecidos leves, evitando os sintéticos e roupas justas;
  • Trocar a  calcinha pelo menos uma vez por dia e dormir sem calcinha é uma boa norma;
  • Lavar e enxaguar bem as roupas íntimas, sem deixar resíduos de sabão. Seca-las ao sol e não dentro do box do chuveiro , onde a umidade facilita a proliferação de fungos;
  • Não permanecer por muito tempo com maiô molhado;
  • Tomar banhos mornos ou frios durante o período, pois refrescam e dão maior bem estar.

Cláudio-Basbaum-Ginecologista*Cláudio Basbaum é médico com especialização na Universidade de Paris-França. Professor-Doutor em Ginecologia e Obstetrícia, pioneiro da laparoscopia no Brasil (1967), Introdutor do Parto Leboyer (“Nascimento sem violência”) e da técnica “Shantala” (Massagem para bebês) no Brasil e defensor de técnicas menos agressivas à mulher e ao bebê. Membro do Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz em São Paulo. O ginecologista tem 51 anos de profissão, defende a população feminina de cirurgias mutiladoras desnecessárias há 18 anos, através da campanha “Mulheres, Salvem seus Úteros!”. (www.claudiobasbaum.med.br) É pioneiro e introdutor no Brasil de diversas técnicas avançadas em medicina como a laparoscopia (1967), videocirurgia – (videolaparoscopia e videohisteroscopia)- 1988 e a embolização para eliminação dos miomas uterinos, desde o ano 2000, procedimentos mini-invasivos de máxima eficácia terapêutica e com um mínimo de trauma e rápida recuperação.

Mulher com saúde

Publicado em Gestantes | Tags | Publicar um comentário