O Detran faz nesta semana, de quarta-feira (15) a sexta-feira (17), no Crato, o processo de seleção dos candidatos ao programa Carteira de Motorista Popular, categorias A e B. O atendimento acontece na EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar (Av. Teodorico Teles, s/n, Centro), onde todos os candidatos, que preencheram o pré-cadastro na Internet, entregam os documentos (original e cópia) para validar ou confirmar os dados preenchidos, no site do Detran
(http://portal.detran.ce.gov.br/index.php/pre-cadastro).

Os documentos são os seguintes: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante da vinculação a apenas um dos segmentos: ou matriculado na escola pública (ensino fundamental médio ou profissionalizante), ou beneficiário do Bolsa Família; ou egresso do sistema penitenciário ou portador de deficiência física. Quem já possui CNH não pode ser selecionado.

O programa tem o caráter gratuito, voltado para a população de baixa renda, conforme os critérios estabelecidos por lei, em que todo o processo é custeado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades e do Detran.

Depois desse processo de validação, com a seleção dos candidatos, o Detran divulgará quando vai acontecer a etapa seguinte: a realização dos exames iniciais dos selecionados, com a informação do local, data e horário do atendimento para a biometria (captura da imagem do rosto, da assinatura e das digitais dos 10 dedos das mãos); exame médico e exame psicotécnico.

Quem estiver apto, passará para a etapa seguinte: aulas teóricas nas autoescolas. Todos candidato a sua primeira CNH tem até 12 meses para realizar todo o processo após o exame médico: aulas teóricas; prova teórica; os aprovados estarão aptos às aulas práticas; e após as aulas práticas, o exame de prática de direção (moto ou carro). Sendo aprovado no exame prático, a PPD (Permissão Para Dirigir) será enviada para a residência.

Fonte: Governo do Estado/O ESTADO/Portalg14

 

Share Button