Os bairros mais carentes de Brumado, onde os moradores convivem com a menor renda per capita, são os que pagam mais caro os boletos de água, pois em suas contas está inserida a cobrança de 45% de taxa de esgoto.

Seguindo o modelo de construção dos programas habitacionais do governo federal, foram instaladas estações de tratamento de esgoto que atendem aos bairros Urbis II, Bom Jesus, Brisas I, II, III e IV e São Jorge.

Muitos moradores reclamam do valor da cobrança estipulado pela Embasa e consideram injusto pagar tão caro pelo tratamento do esgoto, quando mais de 95% da cidade não conta com o tratamento.

“Estamos pagando a conta de toda a cidade, pois todos jogam o esgoto no rio e nos riachos, mas nós somos os únicos a pagar essa conta injusta. A Embasa deveria rever o valor dessa cobrança absurda. Por que temos de pagar 45% do prejuízo quando mais de 95% da população não paga nada?”, questionaram os moradores do Bairro São Jorge ao site Brumado Notícias, que ainda reclamam do odor e dos animais peçonhentos que saem do Rio do Antônio.

Com 90% das obras concluídas, presídio de Brumado deve ficar pronto em 30 dias

Esta semana completam-se 166 dias de construção do presídio de Brumado, que chega a 90% de obras, restando pouco mais de 30 dias para ficar pronto.

O site Brumado Notícias fez um novo registro no local, na última quinta-feira (14), e pode constatar que as alas das custódias foram pintadas e começaram a ser instaladas as cercas de contenção no entorno.

Uma grande caixa d’água pré-moldada foi instalada e a obra também já recebeu as instalações da estação de tratamento de esgoto.

Como chegou a sua reta final, muitos operários já foram dispensados e os que restam estão concluindo a parte estrutural com acabamentos.

O empreendimento, que terá capacidade para mais de 500 presos, irá desafogar a carência de custódia na região, que mantém seus presos nas delegacias.

Brumado: Sede própria da 18ª Ciretran depende apenas da ligação de energia para inauguração

Em Brumado, a nova sede da 18ª Ciretran está praticamente concluída, restando apenas a ligação da rede elétrica para ser entregue à comunidade.

Mesmo com as obras concluídas, o novo prédio só passará a funcionar após ser inaugurado, dependendo do agendamento do governador Rui Costa, que deve comparecer ao evento solene.

O site Brumado Notícias esteve no loca na manhã da última quinta-feira (14), na companhia do examinador Roque Fraga e do coordenador Cléber Tadeu, que apresentaram toda a estrutura do prédio, que promete melhor atender os usuários e melhor acomodar os funcionários.

No interior, são 12 repartições climatizadas e com excelente iluminação, além de vários banheiros com padrões de acessibilidade.

Já na área externa, um amplo estacionamento que poderá ser utilizado como praça de exames, bem como uma área reservada para armazenamento de veículos apreendidos.

Atualmente, o órgão é carente de funcionários concursados, contando com apenas 3; os demais são funcionários contratados ou cedidos pelas prefeituras que compõem o polo.

O relatório apresentado pela gestão aponta que o atendimento segue o padrão dentro da média do estado.

Por dia, o Ciretran brumadense atende a expedição de 60 a 90 habilitações. São em média realizadas 150 documentações de veículos aos dia. Também são realizados em média 120 exames de balizas por semana.

A 18ª Ciretran, que atende a Brumado e a 21 municípios da região, agrega ainda as Retrans dos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Caculé, Malhada de Pedras, Barra da Estiva, Tanhaçu e Ituaçu.

Amavale homenageia deputado em inauguração de nova sede

Neste mês de julho foi inaugurada a nova sede do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão e da Associação dos Municípios da Serra Geral e do Vale do São Francisco (Amavale).

O espaço fica localizado no centro da cidade de Caetité, na Avenida Dácio Oliveira.

Durante o ato de inauguração, o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) foi homenageado como fundador do consórcio, que tem como objetivo a união dos municípios da região para maior força na defesa dos interesses comuns.

A Amavale tem ações importantes, entre as quais se destacam a formação de arranjos produtivos referentes aos resíduos sólidos e a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento, além da consolidação do Consórcio Público de Saúde do Alto Sertão, com a estruturação da Policlínica Regional que já está sendo construída em Guanambi. “Juntos e com objetivos comuns sempre somos mais fortes. O consórcio está de parabéns pelas conquistas”, comemorou o deputado.

 

 

Fonte: Brumado Noticias/Municipios Baianos/Portalg14

Share Button