Archives for Brasil

Brasil

Temer acha corrupção ‘triste’, mas nada faz

Carlos Drummond de Andrade escolheu como epígrafe do livro Claro Enigma um verso de Paul Valéry: “Les événements m’ennuient”. Significa: os acontecimentos me entediam. Ou me chateiam, numa tradução livre. Michel Temer poderia adotar o mesmo verso como lema de sua gestão. Mais do que revolta, o comportamento do presidente…
Continue Lendo
Brasil

Críticas e desafios prometem semana de tensão na Câmara

Depois de reverter a derrota inicial na aprovação da urgência para a reforma trabalhista, o presidente Michel Temer (PMDB) volta a testar a fidelidade de sua base aliada nesta semana, com a votação da própria proposta, alvo de críticas de entidades sindicais e de juristas da área trabalhista. O plenário…
Continue Lendo
Brasil

Tucanos se recolhem na tentativa de escapar da opinião pública

Principais nomes do PSDB, no cenário nacional, os senadores tucanos Aécio Neves (MG) e José Serra (SP), citados nos processos de corrupção investigados pela Operação Lava Jato, têm evitado a exposição pública. O ‘Mineirinho’, como Neves é citado na lista de apelidos da Construtora Norberto Odebrecht, entre aqueles que recebiam…
Continue Lendo
Brasil

Testemunhas de Jeová e Rússia: tudo o que você devia saber

Na sequência da decisão do Supremo Tribunal da Rússia para proibir a atividade das Testemunhas de Jeová no país, uma forte controvérsia entre apoiantes e opositores da organização religiosa surgiu. A Sputnik explica os motivos do conflito: Em 20 de abril de 2017, o Supremo Tribunal russo declarou como extremistas…
Continue Lendo
Brasil

Escândalos de corrupção agravam economia já frágil

Uma economia fragilizada, um Estado quebrado e um sistema político em frangalhos resumem a situação do Rio atualmente. Entre os fatores causadores da crise estão perda de receita pública da ordem de 5%, o engessamento do orçamento com “gastos cativos”, como educação, saúde, segurança e previdência, a recessão e o…
Continue Lendo
Brasil

Quem está realmente ganhando com a Lava Jato?

Não é novidade que a operação Lava Jato dita a pauta do noticiário político nacional. Também é tremendo o entusiasmo que a investigação gera em setores que vão de Merval Pereira, o escrachado colunista reacionário do O Globo até figuras da dita esquerda como Luciana Genro, que tragicamente, mesmo citada…
Continue Lendo
Bahia

Veja as cidades do nordeste com população entre 80 a 120 mil pessoas

RKG ranking geral; RKF ranking' fora das regiões metropolitanas. RKG RKF Município UF População           49 25 Codó  Maranhão 120 548 51 26 Paulo Afonso  Bahia 119 930 52 27 Eunápolis  Bahia 114 275 53 -- Igarassu  Pernambuco 113 956 54 -- São Lourenço da Mata…
Continue Lendo
Brasil

88% dos vereadores desconhece o seu verdadeiro papel de vereador

Sempre se repete a mesma coisa. A maioria da população não conhece o funcionamento do Legislativo e não sabe o que faz um vereador. Pior, não lembra de projetos, apenas de "notícias ruins". Constitucionalmente, o vereador deve funcionar como espécie de elo entre a sociedade e a Prefeitura. Mas na…
Continue Lendo
Brasil

Criação e Manutenção de Galo de Briga é Crime

Constitui crime de crueldade contra animais previsto no artigo 32 da Lei nº 9605/98, cuja pena vai de 03 (três) meses a 01 (um) ano de detenção além do pagamento de multa a pratica de maus-tratos contra quaisquer animais quer sejam silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, podendo inclusive…
Continue Lendo
Brasil

8 de março: As mulheres que estão transformando o mundo

Aos 16 anos, Stéphanie Gonçalves Pedroso Ribeiro já tem algumas certezas. Uma delas é que não quer casar, nem ter filhos. Sobrancelhas franzem sempre que ela comenta sua decisão, mas a adolescente está convicta. Solene, anuncia que seu principal objetivo é dedicar-se à carreira de advogada. Mesma profissão da mãe,…
Continue Lendo
Brasil

Governo Temer optou por atender a elite financeira

A gravidade da situação financeira do Brasil se escancara com o latente desemprego do país. O governo poderia tomar medidas assertivas para mudar o quadro de forma mais rápida? Até poderia, mas não vai fazer. Essa foi a resposta de diversos especialistas consultados por The Intercept Brasil. São dois os…
Continue Lendo
Brasil

Lava Jato: Porque o STF não condena os políticos?

A primeira fase da Operação Lava Jato foi deflagrada em março de 2014. Passados três anos, as denúncias se acumulam, mas nenhum político com foro privilegiado foi condenado no Supremo Tribunal Federal (STF). Apenas quatro viraram réus. Na tentativa de afastar críticas de intervenção na operação, o presidente Michel Temer…
Continue Lendo
Brasil

Censura judicial de Marcela aguça curiosidade sobre ‘lama’

Curioso que o Planalto faça tanta questão de impedir, por meio de censura judicial, a veiculação da notícia sobre a chantagem sofrida pela primeira-dama Marcela Temer. O assunto talvez murchasse naturalmente se a assessoria jurídica da Casa Civil não tivesse o cuidado de chamar tanta atenção. Sabia-se que um hacker…
Continue Lendo
Brasil

Uma “Lava Jato” para o tráfico de drogas

Elevados lucros do mercado ilícito de drogas levam especialistas a defenderem política sistemática de combate à lavagem de dinheiro, nos moldes da Operação Lava Jato, para atingir o crime mercado ilícito de drogas é a mais rentável atividade do crime organizado no mundo. O narcotráfico lucra anualmente, considerando os preços…
Continue Lendo
Brasil

Novidade de Temer: demissão em suaves prestações

Incomodado com o noticiário sobre o complô anti-Lava Jato que se move no eixo Planalto-Congresso, Michel Temer veio à boca do palco para dizer meio dúzia de palavras. Rodeado de auxiliares tóxicos, Temer esclareceu: se algum ministro for denunciado pela Procuradoria, será afastado temporariamente do governo (pode me chamar de…
Continue Lendo
Brasil

Reforma trabalhista agravará desigualdade no País

O longo caminho de consolidação de uma convivência social fundamentada na cidadania, na dignidade da pessoa humana, na harmonização dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e no objetivo de construção de uma sociedade livre, justa e solidária; com a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades…
Continue Lendo
Brasil

As arenas da Copa de 2014, sem povo e sem lucro

Em junho de 1950, o jornalista Mario Filho noticiava nas páginas cor-de-rosa do Jornal dos Sports uma romaria da população carioca rumo ao Estádio Municipal recém-erguido no Maracanã, zona norte do Rio. “De todos os bairros desciam verdadeiras massas humanas, dando impressão de que se tratava de êxodo.” Mais tarde,…
Continue Lendo
Brasil

Com cortes na saúde, Temer lança o programa “menos médicos”

O ministro da Saúde do governo Temer, Ricardo Barros, mais uma vez com a desculpa de fazer economia, abre o saco de maldades contra a população de baixa renda, ao criar uma regra que diminui o número mínimo exigido de médicos a serem contratados para atuar em Unidades de Pronto…
Continue Lendo
Brasil

Em evento, cai a máscara da “imparcialidade” de Moro

Sérgio Moro, que nas manifestações tingidas de verde e amarelo já ganhou a alcunha de Super-Moro, agora é o Brasileiro do Ano na Justiça. Na noite de terça-feira ele recebeu o prêmio da revista Istoé, em cerimônia realizada em São Paulo. Com convidados que mais pareciam formar uma convenção do…
Continue Lendo
Brasil

Disputa Temer X Renan mostra racha na base aliada

Eles começaram o ano de 2016 estremecidos, chegaram a travar uma disputa interna pelo comando do PMDB, voltaram a se unir e, desde então, vivem sendo alvo de notícias sobre articulações de um contra o outro. Mas como as divergências e manobras em separado descobertas entre os presidentes da República,…
Continue Lendo
Brasil

Brasil entre os piores no ranking mundial de educação

Os resultados do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), divulgados na manhã desta terça-feira (6), mostram uma queda de pontuação nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática. A queda de pontuação também refletiu uma queda do Brasil no ranking mundial: o país…
Continue Lendo
Brasil

Trabalhador terá de contribuir 49 anos para receber integral

As propostas do governo federal para a Reforma da Previdência prevê que o trabalhador terá que contribuir por 49 anos se quiser receber 100% da aposentadoria. Atualmente, o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é de R$ ,82, que é reajustado anualmente pelo INPC. Os cálculos são do…
Continue Lendo
Brasil

Crise sistêmica: Governo se dissolve e direita se divide

A vertigem tomou conta da conjuntura. Num dia, manifestações hegemonizadas pela extrema direita tomam as ruas. Em outro, aliados de primeira hora do golpe ameaçam abrir baterias contra o governo. Caem ministros. O presidente do Senado é afastado. Poderes se digladiam a céu aberto. A crise econômica acentua seu mergulho…
Continue Lendo
Brasil

Parlamentares e movimentos sociais fazem pressão por saída de Temer

Parlamentares da oposição chegaram nesta terça (29) à Câmara e ao Senado fazendo manifestações em três direções: apresentação de novos pedidos de impeachment do presidente Michel Temer, pronunciamentos para que Temer renuncie e reivindicações pela convocação de novas eleições presidenciais no país. O início dessa articulação foi deflagrado na noite…
Continue Lendo
Brasil

Câmara desfigura projeto de lei anticorrupção

Deputados aprovaram uma série de mudanças ao texto da lei anticorrupção. Derrubaram a criminalização do enriquecimento ilícito, o aumento do tempo de prescrição e o "reportante do bem". E incluíram punições a juízes por abuso de autoridade. A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (30/11) o projeto de…
Continue Lendo
Brasil

A PEC 55 e a decadência das políticas públicas brasileiras

Há muitos defensores da PEC 55 bem intencionados, ainda que outros nem tanto. Não se pode, na verdade, dividi-los apenas em dois grupos, pois há diferentes graus de intenções em relação ao tema. Muitos economistas sérios têm esperança de que a PEC sirva como um forte impulso para que os…
Continue Lendo
Brasil

As seis perguntas que Temer deveria responder

Com base nas informações oficiais do Palácio do Planalto, da Advocacia-Geral da União, das declarações dos dois ministros envolvidos no escândalo do apartamento de Geddel Vieira Lima e no depoimento formal prestado à Polícia Federal pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, muitas perguntas precisam ser feitas pela sociedade. > Aqui…
Continue Lendo
Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.