Archives for Brasil

Brasil

Com cortes na saúde, Temer lança o programa “menos médicos”

O ministro da Saúde do governo Temer, Ricardo Barros, mais uma vez com a desculpa de fazer economia, abre o saco de maldades contra a população de baixa renda, ao criar uma regra que diminui o número mínimo exigido de médicos a serem contratados para atuar em Unidades de Pronto…
Continue Lendo
Brasil

Em evento, cai a máscara da “imparcialidade” de Moro

Sérgio Moro, que nas manifestações tingidas de verde e amarelo já ganhou a alcunha de Super-Moro, agora é o Brasileiro do Ano na Justiça. Na noite de terça-feira ele recebeu o prêmio da revista Istoé, em cerimônia realizada em São Paulo. Com convidados que mais pareciam formar uma convenção do…
Continue Lendo
Brasil

Disputa Temer X Renan mostra racha na base aliada

Eles começaram o ano de 2016 estremecidos, chegaram a travar uma disputa interna pelo comando do PMDB, voltaram a se unir e, desde então, vivem sendo alvo de notícias sobre articulações de um contra o outro. Mas como as divergências e manobras em separado descobertas entre os presidentes da República,…
Continue Lendo
Brasil

Brasil entre os piores no ranking mundial de educação

Os resultados do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), divulgados na manhã desta terça-feira (6), mostram uma queda de pontuação nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática. A queda de pontuação também refletiu uma queda do Brasil no ranking mundial: o país…
Continue Lendo
Brasil

Trabalhador terá de contribuir 49 anos para receber integral

As propostas do governo federal para a Reforma da Previdência prevê que o trabalhador terá que contribuir por 49 anos se quiser receber 100% da aposentadoria. Atualmente, o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é de R$ ,82, que é reajustado anualmente pelo INPC. Os cálculos são do…
Continue Lendo
Brasil

Crise sistêmica: Governo se dissolve e direita se divide

A vertigem tomou conta da conjuntura. Num dia, manifestações hegemonizadas pela extrema direita tomam as ruas. Em outro, aliados de primeira hora do golpe ameaçam abrir baterias contra o governo. Caem ministros. O presidente do Senado é afastado. Poderes se digladiam a céu aberto. A crise econômica acentua seu mergulho…
Continue Lendo
Brasil

Parlamentares e movimentos sociais fazem pressão por saída de Temer

Parlamentares da oposição chegaram nesta terça (29) à Câmara e ao Senado fazendo manifestações em três direções: apresentação de novos pedidos de impeachment do presidente Michel Temer, pronunciamentos para que Temer renuncie e reivindicações pela convocação de novas eleições presidenciais no país. O início dessa articulação foi deflagrado na noite…
Continue Lendo
Brasil

Câmara desfigura projeto de lei anticorrupção

Deputados aprovaram uma série de mudanças ao texto da lei anticorrupção. Derrubaram a criminalização do enriquecimento ilícito, o aumento do tempo de prescrição e o "reportante do bem". E incluíram punições a juízes por abuso de autoridade. A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (30/11) o projeto de…
Continue Lendo
Brasil

A PEC 55 e a decadência das políticas públicas brasileiras

Há muitos defensores da PEC 55 bem intencionados, ainda que outros nem tanto. Não se pode, na verdade, dividi-los apenas em dois grupos, pois há diferentes graus de intenções em relação ao tema. Muitos economistas sérios têm esperança de que a PEC sirva como um forte impulso para que os…
Continue Lendo
Brasil

As seis perguntas que Temer deveria responder

Com base nas informações oficiais do Palácio do Planalto, da Advocacia-Geral da União, das declarações dos dois ministros envolvidos no escândalo do apartamento de Geddel Vieira Lima e no depoimento formal prestado à Polícia Federal pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, muitas perguntas precisam ser feitas pela sociedade. > Aqui…
Continue Lendo
Brasil

Artigo: “Vivemos uma transição à ditadura” Por: Luis Felipe Miguel

Entrei na universidade no mesmo mês em que um civil voltou à presidência da República no Brasil. Depois de mais de vinte anos de regime autoritário, estávamos frente à possibilidade de reconstruir um governo baseado na soberania popular. Esta conjuntura impactou o ambiente em que eu estava entrando; em toda…
Continue Lendo
Brasil

Corrupção e incompetência transformam o Rio na Grécia brasileira

A combinação deletéria entre a irresponsabilidade administrativa e a corrupção sem limites fez o Rio de Janeiro transbordar. Mergulhou o Estado no caos absoluto, cujo ápice foi alcançado na última semana com a prisão de dois ex-governadores em menos de 24 horas, Anthony Garotinho (PR) e Sérgio Cabral (PMDB), flagrados…
Continue Lendo
Brasil

Gastos sigilosos crescem 40% em cinco meses de governo Temer

Nos cinco meses de governo do presidente Michel Temer, com três meses de interinidade e setembro e outubro como efetivo, os gastos sigilosos realizados com cartão corporativo cresceram quase 40%. Os valores secretos passaram de R$ 9,4 milhões no cinco meses (janeiro a maio) do ano administrados por Dilma Rousseff…
Continue Lendo
Brasil

Câmara resiste à proposta que reduz nº de partidos

A reforma política aprovada em primeiro turno no Senado terá dificuldades para avançar quando chegar à Câmara. Parte da Casa rechaça a proposta e já articula para engavetá-la. Deputados dizem que para aprovar a medida vão promover mudanças significativas no texto. O principal ponto de insatisfação é a cláusula de…
Continue Lendo
Brasil

Cheque de propina para Temer joga holofotes em ação do TSE

Um cheque no valor de 1 milhão de reais pago pela construtora Andrade Gutierrez em nome de Michel Temer (PMDB) durante a campanha de 2014 coloca o presidente mais uma vez no raio da Operação Lava Jato. O documento pode complicar seu desejo de desvincular suas contas como candidato a…
Continue Lendo
Brasil

Temer diz que prefeitos podem usar valor da repatriação para pagar 13º salário

Por: Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil O presidente Michel Temer postou um vídeo no Twitter ressaltando que parte do dinheiro arrecadado com a regularização de recursos de brasileiros e empresas que estavam no exterior, a chamada repatriação, irá para as prefeituras. Dirigindo-se aos prefeitos, Temer pediu que…
Continue Lendo
Brasil

Juventude já está na rua, falta o trabalhador, conclama CUT

"O objetivo do golpe é tirar a classe trabalhadora do planejamento econômico do país", afirmou nesta terça - feira (8) o presidente da CUT, Vagner Freitas, no encerramento de uma assembleia nacional de trabalhadores do setor de transportes, ligados a diversas centrais sindicais. Parte deles participará de paralisações nas próxima…
Continue Lendo
Brasil

Enem 2016 termina com 30% de abstenção, MEC considera índice dentro do normal

O ministro da Educação, Mendonça Filho, faz balanço sobre as provas do Enem Campanato/Agência Brasil O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 termina com um índice de 30% de abstenção de candidatos, a porcentagem é a maior desde 2009. Do total de aproximadamente 8,4 milhões que poderiam fazer…
Continue Lendo
Brasil

Em Brasília e na Lava Jato, o engalfinhamento dos marajás

Brasília e a Operação Lava Jato estão em guerra, uma disputa entre os marajás do setor público pelo amor dos contribuintes brasileiros, renda per capita mensal de 1,1 mil reais, e da mídia, destinatária de verbas oficiais milionárias. Sobra emoção por esses dias. Um ministro do Supremo Tribunal Federal prega…
Continue Lendo
Brasil

Brasil completou giro à direita. Quanto tempo aguentará?

O prefeito eleito do Rio, Marcelo Crivella, resumiu sua vitória como um sonoro "não" da cidade tida como mais progressista do Brasil às bandeiras do aborto, da legalização das drogas e do ensino sobre diversidade sexual nas escolas. Ele de fato as combateu, mas não foram estas as bandeiras centrais…
Continue Lendo
Brasil

O levante dos zumbis: privatizações, concessões e a PEC 241

Algumas semanas atrás, Lula, em carta à Folha de SP, disse que o caça às bruxas não era contra ele, mas contra o tipo de projeto que ele representa para o Brasil. Muitos vêm advertindo o mesmo, e nós brasileiros deveríamos prestar mais atenção sobre o que isso quer dizer.…
Continue Lendo
Brasil

Críticas de Renan a juiz agrava crise com Judiciário

Acuado diante de investigações contra si e contra senadores, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), partiu para o ataque. Nesta segunda-feira, Calheiros disse que recorrerá da decisão que autorizou as prisões de quatro agentes da Polícia do Senado e a apreensão de documentos e equipamentos no local sob…
Continue Lendo
Brasil

A PEC 241 é a contra – face da “defesa da família”

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, aprovada em primeira votação na Câmara dos Deputados no dia 10 de outubro, concentra duas investidas fatais contra a democracia brasileira. A primeira é a retirada do orçamento do escopo das decisões democráticas, uma vez que a PEC, se aprovada, determinará a restrição…
Continue Lendo
Brasil

Judiciário: um ponto fora da curva democrática

Em 2014 foi possível, na última instância, a eleição de Dilma Rousseff – uma vitória precária, saber-se-ia depois –, mas, com ela, elegeu-se um Congresso exemplarmente reacionário, em condições de reescrever o discurso da soberania popular ditado no pleito presidencial. Fica para outra oportunidade a discussão sobre a distância ideológica…
Continue Lendo
Brasil

Dez questões que respondem e desmontam a PEC 241

Em sua página na rede social Facebook, a economista e professora da USP Laura Carvalho organizou uma lista de perguntas e respostas sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita o crescimento dos gastos públicos. Para organizar a lista, a Laura baseou-se na apresentação que fez na Comissão…
Continue Lendo