Em entrevista concedida ao Portalg14 O administrador do Centro Controle de Zoonoses Ikaru de Jesus fala sobre os serviços oferecidos pela unidade para a população.

Ikaru de Jesus, Administrador do Centro Controle de Zoonoses
Ikaru de Jesus, Administrador do Centro Controle de Zoonoses

O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses é um órgão ligado a Secretaria de Saúde, com total apoio do nosso prefeito Berg Lima. Cujas atribuições estão voltadas para o monitoramento e redução de riscos à saúde da população. Atuamos através da prevenção e controle de fatores de riscos ambientais biológicos e não biológicos que interferem na saúde humana.

PROGRAMAS: programa de controle de roedores / leptospirose; programa de controle da raiva / prevenção de acidentes programa de controle de criatórios urbanos; programa de controle da dengue; programa de controle da leishmaniose visceral; controle de animais sinantrópicos e peçonhentos; programa de alimentação de animais carentes; programa de atendimento veterinário a animais acometidos de zoonozes; informação, educação e comunicação em saúde.

No programa da raiva e prevenção de acidentes a população pode nos ajudar através de informações sobre cães, gatos, morcegos que apresentem comportamento “estranho”. Animais agressivos ou com aversão a luz e barulho, animais que morrem subitamente, animais atropelados, morcegos mortos ou que invadem as residências com vôos incordenados. Além das campanhas de vacinação anualmente realizada, o CCZ oferta a vacina antirrábica na sua cede. Animais que são abandonados pelos proprietários e que apresentam comportamento saudável, o CCZ expõe para adoção. Para motivar a população a esta prática, também promovemos feiras de ações. O controle da leishmaniose é feito através da busca de cães reagentes. Para isso, contamos com uma equipe que faz a coleta de sangue dos cães em áreas de maior risco e também ofertamos este serviço no CCZ. É BOM SABER O Centro não tem a função de abrigo de animais. Os que aqui são recebidos ou removidos de vias públicas, em sua maioria, apresentam condições de saúde precárias, sendo indicado a eutanásia. Os animais que apresentam uma boa sanidade, permanecem por alguns dias aguardando a adoção. A população precisa assumir a responsabilidade com os animais e não tratá-los como objetos. É muito comum o descarte do animal por motivos banais: carrapato, queda de pêlo, mudança, latido, entre outros. O papel do CCZ é inerente a saúde pública e não ao bem estar animal. Fazemos isso por sermos sensíveis a causa. O SUS não financia esse tipo de ação, por se ter o entendimento que o bem estar animal tem uma relação maior com a área de meio Ambiente e não com a área de saúde. Estamos articulando uma possível parceria para o controle populacional de cães e gatos. Esterilização de animais gratuitamente, com o intuito de manter controlada a transmissão da raiva, reduzir o índice de leishmaniose e de acidentes em vias pública. Na oportunidade ele ( Ikaru de Jesus​) se diz grato ao prefeito Berg Lima e o secretário de saúde Jordane que vem dando toda assistência ao nosso CCZ. Finaliza Ikaru de Jesus

Rua José Ricardo de Melo 164 – Bayeux – PB
Highlights info row image  (83) 98712-1917

Portalg14

 

 

Share Button